Cidades

Construção de banheiros na Praia de Itacoatiara causa polêmica

Nas imagens disponibilizadas pelo Colab, o antes e depois de como ficará, caso o projeto seja aprovado. Foto: Divulgação

Uma antiga discussão sobre a construção de banheiros públicos na orla da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, ganhou novo episódio esta semana. Uma pesquisa pública online quer saber se os frequentadores da praia são a favor ou contra a implantação do projeto no local, ligado à rede de esgoto dos quiosques.

Até a tarde desta segunda-feira (26), mais de 200 pessoas já haviam respondido a consulta pública, através do site Colab - vinculado a Prefeitura de Niterói. No questionário, é possível ver a foto do projeto de construção e os entrevistados respondem se são contra ou a favor dos sanitários. A população ainda pode deixar uma sugestão ao final.

De acordo com a pesquisa, a consulta é realizada em parceria com a Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami). Entretanto, quando indagada sobre o assunto, a instituição afirma desconhecer a origem do questionário.

Segundo uma funcionária, que preferiu não se identificar, a Soami está temporariamente sem um nome na presidência e sem um conselho para responder sobre o caso. Ainda informou que a discussão levantou duas vertentes opostas dentro da própria organização e a comunidade ainda não tem uma posição clara a respeito do projeto.

O advogado ambiental, Rafael Curi, de 44 anos, é um dos militantes pela causa ambiental de Itacoatiara. Segundo o morador, todo o bairro sofre com a falta de infraestrutura tendo em vista que muitos frequentadores urinam em vias transversais e em frente à casas da região.

"É todo bairro sem nenhum banheiro. É um crime contra a saúde pública. Estou há mais de 20 anos pedindo por infraestrutura. É uma vergonha o acesso ao Costão e ao Bananal. A orla já tem rede de esgoto, por causa dos quiosques. Luto para que meu bairro seja salubre e as pessoas tenham qualidade de vida", comentou.

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que a Soami solicitou a utilização do Colab para a realização da consulta pública e a plataforma foi cedida pelo órgão, tendo em vista a relevância do assunto. A Prefeitura ainda afirmou que está aguardando a conclusão do processo para se pronunciar.

Boatos

Não é de hoje que a presença de visitantes de outras cidades na Praia de Itacoatiara incomoda moradores do bairro. E para assustar e afastar a ida de 'forasteiros' para a região, diversos boatos, principalmente envolvendo animais silvestres, tomaram conta das redes sociais nos últimos anos.

Há dois anos, a foto de uma onça passeando em uma mata à noite viralizou nas redes sociais. O texto que acompanhava a imagem afirmava que o felino teria aparecido nas imediações do Costão de Itacoatiara. Na época, o boato foi desmentido pelos responsáveis do parque.

Outra propagação falsa foi sobre um suposto ataque de tubarões galha-preta a um banhista. O Corpo de Bombeiros esclareceu, na época, que não houve nenhum registro de ocorrência sobre o assunto.

< Motorista de aplicativo é preso na Ponte Leitura dramatizada gratuita no Solar do Jambeiro <